Equipe

A Equipe de Robótica da Escola Politécnica da USP surgiu em 2001, sendo reformulada em 2005, quando surgiu a Equipe ThundeRatz.

Orientado pelo Prof. Dr. Marcos Ribeiro Pereira Barretto, o grupo desenvolve mecanismos robóticos que são postos à prova contra outros robôs em competições nacionais e internacionais.

Os membros aprendem a usar máquinas operatrizes com segurança, desenvolvem espírito de equipe e o conceito de liderança, têm contato com alta tecnologia, aprendem a tomar decisões sob pressão e a resolver problemas.


Grupo de extensão POLI-USP

Fundada em 1893, a Escola Politécnica da USP (POLI-USP) é referência mundial em pesquisa e ensino de engenharia. Dispondo atualmente de 17 cursos, a POLI segue a filosofia de formação da USP, na qual a escola deve ter como base: Ensino, Pesquisa e Extensão.

A Extensão Universitária visa a aplicação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos, ainda em formação, na resolução de problemas da sociedade e do mercado em geral. São desenvolvidos vários projetos, desde assistência social até competições tecnológicas, e é neste contexto que a ThundeRatz está inserida.

A Equipe acompanha o crescimento das competições e aperfeiçoa todo ano os métodos de trabalho e projeto. Com um empenho cada vez maior para tornar-se mais competitiva e vencer os desafios, a ThundeRatz investe constantemente na aplicação de técnicas mais modernas na construção (com auxílio de ferramentas CAE e CAM), desenvolvimento de sistemas eletrônicos inteligentes e de metodologias de gestão e marketing.


Área de Trabalho

A Equipe possui um espaço próprio para desenvolver a montagem e reparo dos robôs dentro do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Gentilmente, tal área foi apelidada de “A Gaiola”, por ser cercada por tramas de arame. Os banners dos patrocinadores estão presentes permanentemente nas dependências da Gaiola, interna e externamente.

Na oficina da equipe, dispomos de diversas ferramentas para a montagem dos robôs, como furadeiras de mão e de bancada, solda, esmerilhadeira, dentre outros. Além de ser um espaço para o trabalho, a Gaiola é o principal local de convívio da Equipe.

Veja como chegar à Gaiola!