Processo Seletivo



Ei bixe, bem vindo ao site da Thunder!! É com muita alegria que anunciamos o início das inscrições do Processo Seletivo 2023!! Vamos explicar um pouco sobre o PS e a equipe ao longo desta página, então atente-se aos tópicos, datas e ao formulário de inscrição.

Sobre a equipe

Fundada em 2001 sob o título de Los Cuervos, foi reformulada em 2005, dando origem à atual Equipe ThundeRatz de Robótica. Orientada pelo Prof. Dr. Rafael Traldi Moura, a equipe é formada por alunos de dentro e fora da USP e desenvolve projetos de robôs rádio controlados e autônomos, com foco na participação de competições nacionais e internacionais. 

A missão da equipe é: “Adquirir, aplicar, inspirar e compartilhar conhecimentos que conversem com a robótica, tendo como finalidade tanto o aprendizado e evolução dos membros e da própria equipe quanto a divulgação científica.”

Ela se divide em 5 áreas: mecânica, elétrica, computação, design & marketing e administrativo, e possui mais de 20 projetos. A equipe tem uma ampla diversidade de robôs distribuídos nas categorias de combate, sumôs, hockeys, seguidores de linha, autônomos off-road e futebol de robôs autônomos. 

Na equipe, os membros têm a oportunidade de ter um contato mais próximo com a engenharia, que engloba o conhecimento técnico através da manipulação de alta tecnologia, e também a gestão de membros e planejamento estratégico, desenvolvendo o espírito de equipe, o conceito de liderança e possuindo uma continuidade de aprimoramento e superação.

No Brasil, os maiores eventos dos quais participa são o Robocore Exper ience e a IRONCup, competições que impactam centenas de pessoas ao redor da América Latina. Em âmbito internacional, a equipe  participa de competições desde 2014, atingindo conquistas importantes, das quais pode-se citar: 3 ouros na FMB (China), 2 ouros na Robogames (EUA), 3º Lugar no TIRSA (Argentina) e 4º lugar na International Robot-Sumo Tournament (Japão).

A Equipe ThundeRatz acredita que pode contribuir significativamente com o cenário e imagem da robótica e da engenharia brasileira. Com valores que visam um trabalho colaborativo e de excelência, almeja servir de exemplo e trazer inspiração para equipes de robótica e extensão universitária.

Sobre o PS

Para introduzir, vamos falar um pouco da nossa filosofia quanto ao Processo Seletivo. Na Thunder selecionamos os novos membros de acordo com os ideais da equipe. Por esse motivo, preparamos um PS que busca incentivar o aprendizado ativo de engenharia na prática, um bom relacionamento interpessoal e promover uma boa experiência para o candidato. Dessa forma, independentemente de sua aprovação final, esperamos que se divirta e aproveite o caminho! 

No PS, você pode demonstrar interesse por uma ou mais áreas, à exceção da área do Administrativo. Ele é organizado em duas fases e duas entrevistas para todas as áreas. Primeiramente, realizamos entrevistas iniciais para conhecer melhor os candidatos e encaminhá-los para área na qual prestarão as fases subsequentes. Logo depois, inicia-se a primeira fase, que consiste em uma ou mais tarefas individuais, dependendo da área escolhida. Após uma seleção preliminar dos candidatos, prossegue-se à segunda fase, na qual será desenvolvido um projeto em grupo. Por fim, será agendada uma última entrevista com os feedbacks do PS.

É importante ressaltar que em todas as etapas haverá o acompanhamento e ajuda de veteranos em todo o processo, bastando ao candidato entrar em contato quando houver dúvidas.

Calendário do PS

O PS será organizado segundo o cronograma apresentado abaixo. Observe que ele pode sofrer algumas alterações, além de ter uma subdivisão do calendário a depender da organização de cada área, bem como aulinhas e testes. Por esse motivo, ATENTE-SE ÀS ATUALIZAÇÕES, PRAZOS E ENTREGAS!

Fique Ligado:

Para auxiliar na sua opção de área resumimos as atuações de cada uma delas dentro da equipe. Se ainda estiver indeciso, não se preocupe, ainda haverá uma palestra antes do início da primeira fase em que você poderá escolher a que se sentir mais à vontade.

Mecânica: projeto em CAD, simulação de elementos finitos, usinagem e manufatura e manutenção dos robôs.

Elétrica: projeto, fabricação e manutenção de circuitos eletrônicos, controle de motores de alta potência e programação de microcontroladores.

Computação: programação embarcada, inteligência de autônomos, simuladores e aplicativos.

Design & Marketing: edição audiovisual, design gráfico, ilustração, fotografia, filmagem e administração de mídias sociais.

 

Não perca essa oportunidade: as inscrições vão somente até o dia 7 de Abril! Basta inscrever-se nesse link

 

Para entrar em contato com a gente ou tirar alguma dúvida, mande uma mensagem em nosso Instagram, Facebook ou envie um e-mail para: [email protected].