Boladinho

  • Ano de estréia: 2017
  • Eventos: RoboGames 2017
  • Conquistas: 1° lugar da categoria Kung-Fu LightWeight na RoboGames 2017.

O Boladinho é um robô voltado às categorias humanoides de kits comprados, nas quais os componentes estruturais e eletrônicos são previamente adquiridos, cabendo aos competidores programarem os seus movimentos. Um robô humanoide pode participar de uma vasta variedade de categorias. Não obstante, até o momento, o Boladinho participou apenas das categorias Kung-Fu LightWeight e Freestyle – kit.

A categoria Kung-Fu LightWeight consiste numa luta entre dois robôs humanoides – pesando menos de 2kg – com o objetivo de atacar e derrubar o adversário, usando quaisquer combinações de movimentos. O combate pode acabar quando o tempo ultrapassar de 3 minutos ou se um dos robôs não conseguir se levantar em menos de 10 segundos, sem nenhum auxílio humano.

Na categoria Freestyle, robôs humanoides são programados para passar 2 minutos apresentando qualquer dança, movimentos, acrobacias, demonstração ou séries de demonstrações que o competidor considerar adequado. Tocar música e ter interação humana com o robô são permitidos. Não há restrições específicas, exceto que é proibido o uso de armas e projéteis.

O Boladinho possui 18 servos, o que permite programar uma grande variedade de movimentos. Além disso, possui outros componentes como o acelerômetro (permitindo detectar se está caído no chão) e o sensor infravermelho (para medição de distância).

A sua primeira participação na categoria Kung-Fu LightWeight foi bastante satisfatória, conquistando o primeiro lugar invicto nessa categoria em 2017, derrotando o campeão do ano anterior.