D’Arc

  • Ano de estreia: 2016
  • Eventos: Winter Challenge 2016, Salão de Robótica 2016, Roadsec 2016 e RoboGames 2017
  • Conquistas: 6º lugar no WC2016, 1º lugar no Salão de Robótica 2016, 1º lugar no Roadsec 2016 e 8º lugar na RoboGames 2017
  • Arma: Egg Beater

Tendo como objetivo uma maior competitividade na categoria Beetleweight (1,36 kg), a equipe desenvolveu a D’Arc, um robô que possui uma arma de impacto vertical, do tipo Egg Beater, que gira a aproximadamente 7500 RPM. Seu nome foi inspirado na guerreira, heroína e mártir francesa, Joana d’Arc.

Visando uma maior absorção de energia e distribuição de tensões, optou-se pelo polímero UHMW para sua estrutura. O seu formato foi iterado até chegar ao modelo atual por softwares de otimização topológica para verificar se, segundo modelos semelhantes ao que acontece na arena, suportaria as forças de impactos advindas dos oponentes.

O sistema da locomoção conta com dois motores Pololu Metal Gearmotor 20.4:1 e rodas, projetadas pela equipe, de borracha vulcanizada de dureza 40 Shore A. Isso permite uma maior absorção de energia numa queda ou impacto direto durante o combate, além de proporcionar maior aderência se comparada às rodas presentes no mercado.

A eletrônica controladora dos motores é a compacta e versátil TPM-Beetle, inteiramente projetada pela equipe é utilizada no robô Ratnik desde 2013, medindo apenas 22x33mm ela é capaz de fornecer 2,5A contínuos por canal, gerando picos de corrente de até 3,5A.

Já o sistema da arma é movido por um motor Brushless NTM de 1000 kV, a ele é acoplado uma polia sincronizadora que transmite o movimento para a arma com polia lisa. O motor é biapoiado por meio de uma caixa de alumínio 7075-T6, o que garante uma maior confiabilidade do sistema.

Atualmente, o brushless é controlado por uma ESC (Electronic Speed Controller) comprada, do modelo dlux 30A SBEC da Turnigy. Estamos implementando, assim como no Ratnik, uma ESC projetada inteiramente pela equipe, a TPM-SimonK_30A, que será capaz de fornecer 30A contínuos e terá dimensões de apenas 23×31,4mm.

Mostrando grande potencial desde sua estreia, no Winter Challenge XII, D’Arc foi campeã das duas últimas competições que participou: do Salão de Robótica e do Roadsec 2016, firmando-se entre os melhores robôs nacionais da categoria.