Sharkhai

  • Ano de estréia: 2016
  • Eventos: RoboGames 2016 e Winter Challenge 2016
  • Conquistas: 6º lugar no Winter Challenge 2016 e 4º lugar no Winter Challenge 2017.
  • Arma: Barra vertical de impacto

O Sharkhai é um robô da categoria Antweight (454g), que teve sua estréia nas arenas da Robogames 2016. O projeto teve seu nome inspirado pelo formato de sua antena, que é semelhante ao de uma barbatana de tubarão. Sharkhai é uma composição do termo em inglês Shark e do alemão Hai, ambos usados para designar esse predador marinho.

O projeto mecânico foi inspirado no robô K-torze, que também utiliza uma arma vertical. Sua estrutura é feita de Alumínio 7075 e sua arma de 90g é feita de Aço 4340 tratado a 46 Rockwell C. Sua arma possui uma geometria otimizada, através de softwares de simulação. Isso visa conciliar o baixo peso exigido pela categoria com uma maior inércia, e assim gerar maior dano ao adversário.

As rodas utilizadas pelo robô também são projetadas e produzidas pela equipe. Esse componente tem sua geometria otimizada, assim como a arma e a estrutura, para ser capaz de absorver a maior quantidade possível de energia dos impactos, e aguentar o próprio peso do robô sem que o eixo do motor sofra danos significativos.

O Sharkhai possui uma eletrônica de apenas 15,5 x 7,5mm, desenvolvida pela Thunderatz para sua categoria Antweigtht. Essa eletrônica precisa ter o tamanho reduzido, devido as dimensões disponíveis no robô, porém deve suportar as correntes exigidas durante uma luta.

O circuito recebe o sinal de controle através de um receptor conectado a placa. Assim, controla os motores da locomoção e, através de uma ESC (Eletronic Speed Control), aciona o motor Brushless da arma. Essa ESC suporta até 12 Amperes e rotaciona a arma numa freqüência de até 7800 Rpm.