Categoria
Middleweight
Estreia
2012
  0   0   0

Adão


Neste projeto, aliamos conceitos de sucesso vistos tanto dentro da Equipe como fora dela para construir um robô competitivo a nível mundial. O Adão (nome este que faz referencia ao antigo middleweight da equipe Adam, predecessor do Lenhador) alia grande robustez em sua estrutura capaz de aguentar os ataques dos mais fortes robôs adversários por utilizar como armadura uma combinação de alumínio aeroespacial e poliaramida (material utilizado em colete a prova de balas), grande mobilidade com sua locomoção 4×4 e um disco maciço de mais de 8 kg de aço capaz de causar grandes danos físicos ao adversário.

Sua estrutura foi projetada utilizando tecnologias avançadas de análise de elementos finitos e ferramentas de CAD para chegarmos em um design resistente, leve e compacto. Seu resultado trouxe espanto para muitos espectadores em competidores ao verem a resiliência desde robô nos combates, que independente de quantos ataques recebia sempre se manteve funcional.

Sua arma é capaz de jogar um robô adversário da mesma categoria a 15 metros de altura e sua combinação de arma ativa com rampa tornam seus ataques ainda mais mortais por atacar o robô diretamente em áreas menos protegidas. Conceito este o principal do surgimento deste novo tipo de robô conhecido como launcher ativo.

A locomoção do Adão mostrou que um robô com arma ativa vertical, conhecido por ter sua mobilidade prejudicada pelo efeito giroscópio, pode ser extremamente ágil, capaz de atingir velocidades de ateh 28km/h com um tempo de aceleração inferior a 1 segundo (aceleração comparável a carros de corrida)

O seu projeto trouxe vários desafios para a Equipe, por se tratar de um conceito de robô sem equivalentes em sua categoria, levando-nos a dimensionar cada componente dele aos mínimos detalhes garantindo que sua versão final construída siga todos os pré-requisitos estabelecidos no projeto: um robô super-resistente, incrivelmente forte e ágil.