Categoria
Beetleweight
Estreia
2016
Responsável
Eletrônica
  2   0   1

D'Arc


Tendo como objetivo uma maior competitividade na categoria Beetleweight (1,36 kg), a equipe desenvolveu a D’Arc, um robô que possui uma arma de impacto vertical, do tipo Egg Beater, que gira a aproximadamente 9000 RPM. Seu nome foi inspirado na guerreira, heroína e mártir francesa, Joana d’Arc.

Visando uma maior absorção de energia e distribuição de tensões, optou-se pelo polímero UHMW para sua estrutura. O seu formato foi iterado até chegar ao modelo atual por softwares de otimização topológica para verificar se, segundo modelos semelhantes ao que acontece na arena, suportaria as forças de impactos advindas dos oponentes.

O sistema da locomoção conta com dois motores Pololu Metal Gearmotor 20.4:1 e rodas, projetadas pela equipe, de borracha vulcanizada de dureza 40 Shore A. Isso permite uma maior absorção de energia numa queda ou impacto direto durante o combate, além de proporcionar maior aderência se comparada às rodas presentes no mercado.

A eletrônica controladora dos motores é a compacta e versátil TPM-Beetle, inteiramente projetada pela equipe é utilizada no robô Ratnik desde 2013, medindo apenas 22x33mm ela é capaz de fornecer 2,5A contínuos por canal, gerando picos de corrente de até 3,5A.

Já o sistema da arma é movido por um motor Brushless NTM de 1800 kV, a ele é acoplado uma polia sincronizadora que transmite o movimento para a arma com polia lisa. O motor é biapoiado por meio de uma caixa de alumínio 7075-T6, o que garante uma maior confiabilidade do sistema.

Atualmente, o brushless é controlado por uma ESC (Electronic Speed Controller) comprada, do modelo dlux 30A SBEC da Turnigy. Estamos implementando, assim como no Ratnik, uma ESC projetada inteiramente pela equipe, a TPM-SimonK_30A, que será capaz de fornecer 30A contínuos e terá dimensões de apenas 23×31,4mm.