Categoria
Lightweight
Estreia
2014
Responsável
  0   0   2

K-Torze


K-torze descapota! Nomeado em homenagem ao robô K2, do Team Velocity, o K-torze teve sua estreia no Winter Challenge X, em 2014. No Winter Challenge XIV, em 2018, o reprojeto do K-torze foi apresentado ao público, mostrando em forma de robô de combate o resultado de exaustivas pesquisas, simulações em softwares de CAE -Computer Aided Engineering, para otimização topológica- e testes validativos, sendo ele o primeiro e único robô 4 rodas que consegue se desvirar sem auxílio externo.

Sua estrutura se faz sólida por incluir alumínio aeronáutico (7075), muito utilizado em aviões e na indústria automobilística; o Hardox, variedade de incrivelmente alta dureza do aço, amplamente utilizado para escavadeiras, no campo da mineiração; além de compósitos de fibras de carbono, conhecidas pela baixa densidade com impressionante resistência. Cada material tem sua aplicação estudada, com base na resistência necessária para suportar impactos em diferentes regiões do robô. Os processos de fabricação das peças, desenhadas em CAD -Computer Aided Design-, incluem corte a jato d'água, usinagem computadorizada com CAM -Computer Aided Manufacturing - e impressão 3D, dentre outros, e sua maioria ocorreu na própria Escola Politécnica da Usp, sendo algumas usinagens realizadas por nossos patrocinadores.

Este robô possui dois tipos de arma: o disco vertical, uma arma ativa, e as rampas basculantes, conhecidas como armas passivas. A combinação estratégica dessas armas fornece grande eficiência na destruição dos oponentes. O sistema da arma junto com as rampas representa quase 40% da massa do robô!

A eletrônica do projeto se subdivide independentemente em arma e locomoção, com baterias, motores e placas dedicadas a cada função. Ao fato de ser inteiramente movido a motores elétricos não escovados chamamos de Full-Brushless, que é sua tradução em inglês. Esses motores oferecem uma ótima relação de peso e torque, garantindo o máximo aproveitamento da limitação de peso da categoria e máxima potência.

O conjunto de todos esses fatores e muito trabalho em equipe resulta em um robô extremamente confiável, ágil e incrivelmente resistente.