Categoria
Sumô LEGO
Estreia
2011
  3   4   3

Time LEGO


O sumô LEGO é uma categoria com robôs de até 1kg que, com a restrição de utilizar apenas peças da empresa LEGO, tem a finalidade de autonomamente encontrar o adversário e empurrá-lo para fora do dojô.

Atualmente a equipe conta com três robôs ativos: ThunderBlock, ThunderStruck e ThunderTruck, que já alcançaram ótimos resultados, ao conquistar o título nacional no Summer Challenge 2015 e, recentemente, na Iron Cup 2018, além de uma medalha de prata internacional, conquistada na RoboGames 2015.

Todos esses projetos são desenvolvidos com kits MindStorm NXT da LEGO e no programa Bricx Command Center na linguagem NXC, similar à tradicional linguagem C. O processamento é feito dentro de um brick que, a partir de cabos, conecta-se aos sensores e aos motores. Para localizar o oponente, são utilizados sensores ultrassônicos fixados na parte frontal do robô, os quais definem a distância entre o sumô da equipe e o adversário. Com essa informação, programa-se o comportamento do motor da locomoção a fim de que vá em direção do oponente.

Por ser um projeto com peças com pouco risco de causar danos, além de participar de competições, também é bastante utilizado em exposições para mostrar ao público simulações das partidas de sumô.