Categoria
Micro Sumô
Estreia
2017
Responsável
  1   0   0

Pepita


Pepita é nosso robô da categoria Micro Sumô  (100 g). Seu nome e logo são baseados em pepitas de ouro, seguido a mesma lógica de nomes dos outros robôs de sumô da equipe, que também são pedras.

Assim como seus irmãos maiores, a ideia da categoria Micro Sumô é jogar o adversário para fora de uma arena circular e, como a maioria dos outros robôs desse grande grupo, a Pepita é um robô autônomo com cinco sensores de distância dos nossos patrocinadores ST Microeletronics para que possa encontrar sozinha o adversário e escolher melhores estratégias pré programadas para ganhar o round.

Mecanicamente, o projeto possui dificuldades em fazer um robô dentro do peso máximo que é muito baixo e, principalmente, dentro das dimensões máximas da categoria (50mmx50mm). Já sua parte de fabricação envolve vários métodos diferentes, como impressão 3D, corte a laser e até outros métodos consagrados nos nossos robôs maiores como usinagem, usinagem CNC e corte a jato d’água.

Assim como na parte mecânica, é difícil fazer uma eletrônica que consiga controlar eficientemente seus dois motores, cinco sensores de distância e um sensor de 6 eixos por conta do espaço limitado imposto pela categoria. Ela também possui conectividade bluetooth para que as estratégias possam ser escolhidas através de um aplicativo desenvolvido pela equipe.