Categoria
Mini Sumô
Estreia
2015
Responsável
  0   1   2

RoZeta


RoZeta é um robô da categoria Mini-Sumô (de robôs de até 500g). O projeto foi financiado pelo Orçamento Participativo Minerva (OPMin) do Grêmio Politécnico em 2015.


O robô utiliza 5 sensores infravermelhos de distância digitais para detectar o adversário e 4 sensores infravermelhos de reflectância como sensores de linha, para detectar as marcações na arena e permitir a sua permanência no dohyo. A eletrônica do robô, projetada pela equipe, foi feita para ser simples e versátil. Ela é reprogramável e suporta várias configurações de sensores e dispositivos externos, podendo ser utilizada para diversas aplicações.


A estrutura mecânica do robô foi projetada para ser simples de ser construída, sendo constituída de uma chapa de bronze, impressão 3D e fibra de carbono. A chapa foi cortada no tamanho desejado, furada e depois dobrada. A impressão 3D e a fibra de carbono foram colocados sobre uma base de bronze, que abaixa a posição do centro de massa, aumentando assim sua estabilidade e sua capacidade de empurrar robôs adversários.