Categoria
Fairyweight
Estreia
2017
  0   0   0

Spintronic


O Spintronic foi um robô da categoria Fairyweight, de até 150g, sendo o menor robô de combate da ThundeRatz. Seu nome vem do campo da nanotecnologia que estuda a rotação dos elétrons.

O projeto é um “ringspinner”, tipo de robô que possui uma estrutura central fixa, na qual um anel de impacto gira em volta, além de alocarem-se os motores e componentes elétricos. O projeto e a fabricação de um robô com tamanho tão reduzido e com um sistema de transmissão da arma ainda pouco explorado pela ThundeRatz, foi um desafio e uma fonte de inovação para a equipe.

O projeto possui um formato circular de aproximadamente 10cm de diâmetro, cabendo na palma da mão. Grande parte das suas peças são feitas por impressão 3D e fibra de carbono, materiais que garantem resistência e leveza. Sua estrutura central é formada pela própria placa de circuito impresso (PCB), assim, além de controlar o sistema da locomoção e da arma, a placa desempenha uma função estrutural.

Nessa PCB, que foi projetada pela equipe, ficam fixados os motores Pololu Micro Metal Gearmotor 50:1 da locomoção e o motor brushless da arma. Tanto a PCB, quanto a tampa do robô possuem alívios para otimizar o peso sem prejudicar mecanicamente o projeto. A eletrônica ainda conta com uma ESC (Electronic Speed Controller) externa para o controle do brushless, capaz de fornecer até 10A.