20 Anos de ThundeRatz


Postado em 11/11/2021


Neste ano de 2021, completam-se 20 anos desde a primeira competição de robótica da Equipe ThundeRatz, que em sua fundação em 2001 era chamada de Los Cuervos. É um feito muito louvável uma equipe de extensão universitária, que começou com apenas 4 pessoas, completar 20 anos ter atualmente por volta de 80 membros, ainda mais se considerarmos que todo o trabalho é feito de forma voluntária, o que evidencia a consolidação do grupo que conta com o apoio e patrocínio de diferentes empresas e instituições, como, por exemplo o fundo patrimonial Amigos da Poli.

São 20 anos que envolveram muitos projetos, competições e aprendizados. A equipe se desenvolveu, cresceu, mudou e se estabeleceu como um expoente da robótica em nível internacional, conquistando mais de 120 troféus em competições no Brasil e no mundo, em países como os Estados Unidos, Argentina, Japão e China. Porém, uma coisa sempre se manteve: a missão de inspirar, aplicar, compartilhar e adquirir conhecimentos que conversem com a equipe, tendo como finalidade tanto o aprendizado e evolução dos membros e da própria ThundeRatz, quanto a divulgação científica, da engenharia e de temas relevantes para a sociedade brasileira. Sendo este último presente na participação de eventos e realização de workshops para alunos do ensino fundamental e médio, e pessoas de fora do meio acadêmico.

A ThundeRatz tem a capacidade de transformar a vida das pessoas que passam por ela. É muito comum membros que entram na equipe dizerem que se interessaram por engenharia por terem entrado em contato com a equipe nos eventos, competições e workshops dos quais o grupo participa. Ressalta-se aqui também a importância da extensão para a formação dos alunos, desde sua construção acadêmica e profissional até desenvolvimento pessoal.

Apesar de todos os prêmios e troféus que a equipe conquistou todos esses anos, as maiores conquistas são as levadas pelos membros para o resto de suas vidas: os aprendizados, as experiências, as amizades e as lembranças construídas na ThundeRatz marcam seus membros para sempre e que fazem da equipe campeã.

Fica aqui a homenagem e o agradecimento a todos que fizeram e fazem parte desta história. Avante ThundeRatz!


Publicado por Felipe