Categoria
Featherweight
Estreia
2017
Eletrônica
  2   1   0

REDRUM


O robô REDRUM é o terceiro projeto da Equipe ThundeRatz a competir na categoria de combate Featherweight (13,6kg), sua estreia aconteceu no Winter Challenge XIII, no qual ele conquistou o segundo lugar na competição. O robô é o segundo da equipe a utilizar um tambor de impacto como arma e foi fruto de muito desenvolvimento e conhecimento adquirido com o projeto anterior da equipe na categoria, o robô Armagedrum.

O sistema da arma foi projetado para possuir um maior momento de inércia e, assim, adquirir maior energia no tambor giratório e provocar maiores danos nos robôs adversários. Os mancais de rolamentos do projeto antigo foram substituídos por mancais de deslizamento para serem mais resistentes aos grandes impactos. O sistema ainda foi inteiramente simulado em softwares de elementos finitos para garantir sua confiabilidade, mesmo em situações extremas.

Para a movimentação desse sistema é utilizado o motor HKIII-4035-560KV da Scorpion, patrocinadora da equipe que garantiu a utilização de um dos modelos mais confiáveis de motores brushless outrunners do mercado. O motor oferece uma rotação de aproximadamente 12000 rpm, sendo biapoiado por meio de uma caixa de alumínio aeronáutico que garante confiabilidade do sistema além de ser passível de ser ajustado seu posicionamento para sempre garantir a melhor tensão em suas correias.

A estrutura foi projetada e otimizada para resistir a altos impactos, sejam eles horizontais ou verticais, aplicados em qualquer parte dela. As peças internas são as principais responsáveis por mantê-la íntegra em cargas frontais e traseiras, enquanto em cargas laterais a geometria das peças externas conseguem distribuir por igual as tensões, minimizando os danos. A usinagem das peças foi feita nas oficinas e laboratórios do departamento de mecânica e mecatrônica da Escola Politécnica e são utilizados materiais como alumínio e aço.

O sistema de locomoção utiliza rodas revestidas de borracha vulcanizadas pelo alto coeficiente de atrito com o chão da arena, baixa adesão de particulado ao longo das lutas e alta resistência mecânica, principalmente quando comparado com rodas comerciais. A placa eletrônica de controle dos motores da locomoção é completamente desenvolvida pela equipe e o circuito impresso fabricado pela Micropress, patrocinadora da equipe.

Em menos de um ano na ativa, REDRUM participou de 3 competições, consagrando-se campeão duas vezes na China!