Categoria
Sumô 3 kg (RC)
Estreia
2012
Responsável
  13   4   6

Stonehenge


Stonehenge é um robô da categoria Sumô 3kg Rádio Controlado que teve sua estreia em 2012. Seu nome é uma referência direta ao monumento pré-histórico localizado no Reino Unido : a formação circular de enormes blocos de pedra denominada Stonehenge.

É o robô mais vitorioso da equipe e o mais vitorioso do Brasil na categoria, sendo heptacampeão nacional da RoboCore, nas competições Winter Challenge e Summer Challenge (2012, 2013, 2014, 2015, 2017, 2018 e 2019). Com esse retrospecto, se classificou diversas vezes para o mundial da categoria a International Robot-Sumo Tournament/All Japan Robot-Sumo Tournament, onde conquistou o 4° lugar em 2014.  Além disso, também participou do Torneo Internacional Robot-Sumo Argentina 2019, competição internacional oficial, onde obteve o 3° lugar

Sua estrutura é feita de alumínio e em sua base são posicionados ímâs de neodímio, que em conjunto com a arena de competição, feita de aço, criam uma força normal superior à 100kgf, o que o caracteriza como um robô de sumô semi-pesado. O sistema de locomoção utiliza rodas projetadas pela própria equipe e são revestidas por borracha vulcanizada, que proporcionam um alto coeficiente de atrito com o dojo.

A fim de atender nossas necessidades e limitações de peso do projeto, a eletrônica foi totalmente projetada pela equipe. Feita para ser compacta e versátil, ela possui dois módulos: um de potência e outro de controle, desta forma, é possível trabalhar separadamente com cada um dos módulos e integrá-los posteriormente em uma única eletrônica. Por conta da força extra dos ímãs, os motores precisam trabalhar no limite e, por conta dessa necessidade, a eletrônica foi desenvolvida para aguentar até 130A de corrente.

O Stonehenge foi adaptado para a categoria Sumô 3kg Autônomo entres os anos de 2012 e 2013 como teste para o futuro projeto Moai. Desde 2019 ele voltou a ser adaptado para essa categoria sob o nome Stonehenge Auto.