Categoria
Sumô 3 kg (Auto)
Estreia
2014
Responsável
  4   8   3

Moai


O robô Moai é o primeiro Sumô 3kg Autônomo da equipe. Seu nome segue a mesma linha de pensamento de seu irmão mais velho, o Stonehenge, de monumentos antigos que resistiram ao tempo, desta vez fazendo referência às famosas estátuas da ilha de Páscoa

O Moai foi duas vezes vice-campeão nacional da RoboCore nas competições Summer e Winter Challenge (2015 e 2018). Além disso, também foi o campeão da edição inaugural da RoboCore IRONCup, em 2018, e se tornou bicampeão ao defender o título em 2019. Com os bons resultados nas competições, se classificou várias vezes para o All Japan Robot-Sumo Tournament, competição mais importante do mundo na categoria.  

As semelhanças do Moai com o Stonehenge não acabam na origem do nome: o robô também aproveita a propriedade ferromagnética da arena e utiliza ímas para aumentar a força de contato com o chão, aumentando a aderência e garantindo uma melhor transmissão de potência. Porém, a força normal do Moai com a arena é menor que a do Stonehenge, o que o possibilita atingir velocidades maiores, uma vantagem na categoria autônoma.

Atualmente são utilizados sensores infravermelhos para detectar o robô adversário, e sensores infravermelhos de reflectividade para detectar os limites da arena. Um obstáculo superado na programação do robô foi realizar a leitura de diversos sensores e o controle dos motores utilizando apenas um microcontrolador.

Sua eletrônica é resultado de vários anos de experiência da equipe e foi projetada para aguentar os altos picos de corrente exigidos pelos motores e também para ser compatível com diversos sensores simultâneos, possuindo diversos pinos de entrada e saída. Tudo isso em uma única placa de dimensões menores que 5×5 cm!.

O Moai também é adaptado para participar da categoria Sumô 3kg Rádio Controlado desde 2017 sob o nome MoaiRC.