RoboGames 2017: Ouro internacional inédito na categoria Humanoide!


Postado em 27/04/2017


Entre os dias 21 e 23 de abril participamos, pela terceira vez, da maior competição de robótica do mundo: a RoboGames. Conhecida como a olimpíada dos robôs, a competição aconteceu na cidade de Pleasanton, na Califórnia –
Estados Unidos, e contou com a participação de 282 equipes, vindas de 18 países e que disputaram 57 categorias.

A equipe participou com 12 membros e 14 projetos, dentre eles o estreante Spintronic, nosso menor robô de combate, da categoria Fairyweight (150g), que terminou na 8ª colocação. O projeto foi desafiante e contou com um sistema de arma inédito, o que trouxe muita experiência para a equipe.

Entre os outros robôs da “arena pequena” estavam o Duende (Antweight – 450g), atual campeão nacional, que obteve o 11º lugar e a D’Arc (Beetleweight – 1,36kg), o mais novo beetle da equipe que alcançou o 8º lugar. Ambos foram muito bem e acabaram perdendo para robôs muito diferentes do que estamos acostumados no Brasil, como os “undercutters”e os “lifters”.

Na arena grande, o destaque foi para o robô Apolkalipse, campeão mundial da categoria Middleweight (54,4kg) no ano passado, que ia bem na competição até enfrentar o robô General, em um combate muito destrutivo. Após esse confronto, sofremos com alguns problemas na eletrônica do robô, fazendo com que sua arma funcionasse somente com metade da capacidade no restante da competição. Apesar de todos os impasses, ficamos com o 6º lugar da categoria e trouxemos inúmeras ideias para aprimorarmos o projeto. Na categoria Lightweight (27,2kg), competimos com o robô K-Torze, que também terminou na 6ª colocação.

Com o Time Olympus, da categoria Hockey, após uma série de partidas muito acirradas, conquistamos o troféu de bronze!

Entre os autônomos e os sumôs, o destaque foi para o robô Boladinho, que marcou a estreia da equipe na disputa dos robôs humanoides. Com ele, participamos de duas categorias: a Freestyle e a Kung-Fu Lightweight (2kg), na qual fomos campeões invictos após Boladinho vencer o robô PsyVolt, campeão de 2016, na grande final!

Por fim, gostaríamos de agradecer a todos que nos proporcionaram essa viagem, em especial a Diretoria da Escola Politécnica da USP e às Pró Reitorias de Graduação (PRG) e de Pesquisa (PRP) da USP. Agradecemos também nossos patrocinadores por todo apoio e confiança, sem os quais não seria possível a conquista das duas medalhas!


Publicado por ThundeRatz